Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Amendoim, castanhas e a expectativa de vida!


Saudações!
Estava ouvindo minha rádio rock favorita KissFm esses tempos atrás, acho que eu estava lavando roupa, não me recordo e ouvi uma noticia maneirassa!
LÓGICO que não vou colocar aqui para vocês lerem sem minha total investigação, SOU PROFESSORA E ODEIO COPI&COLA. Além do mais que pra mim, você pegar uma noticia que leu por ai e colou é pura falta de capacidade e puro plagio e plágio é CRIME! Se é para fazer isso não tenha blog! Copi&Cola não te faz um jornalista ou um bom escritor!
As notícias que circulam só traduzem superficialmente o Substract do artigo. Eu o traduzí na íntegra e fiz um resumo para vocês! Mas é claro, o artigo completo você confere aqui.

VAMOS LÁÁÁÁÁ!!!!

O nome original do artigo é: Relationship of tree nut, peanut and peanut butter intake with total and cause-specific mortality: a cohort study and meta-analysis
Relação da ingestão da castanha, amendoim e manteiga de amendoim com a total e causa-específica da mortalidade: um estudo em grupo e meta-análise.

Lançado no Jornal Internacional de Epidemiologia no dia 11/06/2015 (repito, minhas postagens são programadas e esta postagem esta sendo feita 16/06/2015) a conclusão dos estudos desenvolvido por pesquisadores da Maastricht University Medical Centre, GROW-School for Oncology and Developmental Biology, Department of Epidemiology, Maastricht, The Netherlands and Maastricht University Medical Centre, CAPHRI-School for Public Health and Primary Care, Department of Epidemiology, Maastricht, The Netherlands. Que afirma os benefícios da ingestão de castanhas e amendoim diariamente.

Tudo começou quando a FDA publicou em 2003 uma declaração que afirmava que “Comer 43g por dia da maioria das castanhas, como parte de uma dieta de baixa ingestão de gordura saturada e colesterol pode reduzir o risco de doenças do coração”. Estimulado pela PREDIMED busca mostrar os efeitos da Dieta Mediterranea suplementada com a mistura de castanhas ou azeite de oliva. Em dois grupos de estudo, ingestão de castanhas foi relacionada a redução total de mortalidade em câncer, DCV e mortalidade respiratória, recente meta-análise mostrou inversa associação entre consumo de castanha e mortalidade total, (não)fatal Doença Isquemica do Coração(DIC), DCV e diabetes. Pouco é conhecido sobre a diferença entre castanhas e amendoim, e se manteiga de amendoim mostram associações similares com a mortalidade como amendoim. Além disso as relações de dosagem continuam obscuros.

Métodos:
O Netherlands Cohort Study NLCS começou em setembro de 1986 e inclui 58.279 homens e 62.573 mulheres com idade entre 55-69 anos que foram estudados pelos riscos de predisposição de câncer e outras doenças, costumes alimentares, consumos de castanhas, amendoim e manteiga de amendoim. Nisso foi feito um cálculo matemático que determinou uma equação que fosse capaz de retornar relação de consumo de castanhas com a mortalidade.
Ou seja, ingerir ao menos 10 gramas de Castanhas ou amendoim pode reduzir a chance de mortalidade geral e por causa específica (câncer, diabetes, cardiovasculares, respiratórias, doenças neurodegenerativas, outras causas).
Porém o estudo não pode apontar se a manteiga de amendoim (muito consumida nos EEUU) possue a mesma eficácia.

Bom, meu ver eles foram um pouco obscuros se as castanhas e o amendoim são in natura ou se podemos torra-los, principalmente o amendoim.
Bora lá galera!
Vamos pesar nas balancinhas de culinária 10g castanhas ou amendoim in natura e fazer para o lanchinho!
Eu fiz assim: Usei saquinhos de geladinho, pesei 10g de amendoim e carrego junto com a minha marmitinha!
Acreditem, o artigo original tem 12 páginas e eu resumi a essas poucas linhas. Uma que também não cabe a mim colocar a forma de estudo que os pesquisadores usaram porque ficaria muito cansativo e tem gente que não consegue ficar perdendo tempo lendo um resumo mais detalhado. Já eu amoooooo estudar e analisar. Tenho resumos da faculdade até hoje e resumir é uma das minhas artes, graças a meus resumos eu tenho excelentes notas em todos os cursos, heheheheh!!!!
Bom, espero que tenham gostado!
Como disse logo no início do blog, COPI&COLA NÃO FAZ DE VOCÊ UM JORNALISTA!
Como professora eu sugiro: ESCREVA POR SI SÓ! POIS TEMOS FERRAMENTAS QUE BUSCAM PLÁGIO!
Beijos e abraços!

4 comentários:

  1. Oi, Marcela!

    Não li esse seu post. Que é feito de você, menina?

    Passando para lhe desejar um excelente Ano Novo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela parabéns pelo resumo, vou começar consumir todos os dias.
    Feliz Ano Novo!!

    Zilma

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Marcela!!!
    Bom sempre estar informada, procuro comer de tudo um pouco.
    Essa tal pasta de amendoim nunca provei.
    Mas amo uma paçoca...rsrsrs
    Aproveito para agradecer seu carinho em meu blog.
    Que Deus continue a nos abençoar hoje e sempre!
    Que não nos falte: Saúde, Esperança, Amor, Gratidão, Força e Fartura, neste novo ano que se inicia e nos demais que estão por vir!!!
    Tudo de bom sempre!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de nozes e frutos secos no geral. São um pouco calóricos, uma mão cheia deles facilmente podem fazer rebentar a escala das calorias diárias, mas os seus óleos são muito saudáveis e basta uma pequena quantidade diária para fazer bem.
    Você sempre alerta para questões de saúde que são importantes e nem sempre de conhecimento geral, parabéns por isso.
    Te desejo um Excelente Ano de 2016, com muita saúde e cheio de boas realizações pessoais!
    Beijinhos e bom fim de semana :*

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...