Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pé com pé, é pé, ué!

        Saudações!
        Hoje, o assunto é pé! Mas nada sobre o pé e sim do cuidado dele. Desde que eu era pequena via minha mãe lixando e minha irmã foi imitá-la. E foi aí que minha mãe falou: Não começe a lixar o pé, pois você terá de lixar pelo resto da vida!
        Então nós nunca mais mexemos! Quando faziamos as unhas das mãos ela nunca deixou cortar cutícula, nem os pés ela deixva lixar e cortar cuticulas. Sofri a infância com calos nos dedos devido ao parafuso do patins. A primeira vez na vida em que mexeram no meu pé foi aos 21quando fui a uma podóloga! Alí me apaixonei com as técnicas e passei a fazer pé de todo mundo! Minha vó, mãe, irmã, cunhado... minha recente vítima é meu amado namorado que estava com o pé que era um terror!
        Quando eu ia para a minha sauna sagrada eu fazia tudo lá, dava uma lixada de leve na calosidade do ddedo, esfoliava a sola. Mas agora, devido á incompactibilidades, que depois explico porque, eu estou adotando o dia mensal do pé bunito.             
Um dia de spa só para os pés.
       Para começar, deixo o pé de molho água morna, com bicarbonato de sódio (ajuda a tirar o mau cheiro).
        Eu aproveito e passo uma escovinha de dentes velha nos vãos das unhas, ajuda a amolecer a cutícula e esfoliar a parte mais grosseira. Lembre-se, a força é identificada pelo nosso corpo como agressão, por isso pode deixar a pele ficar mais grossa, por isso, sempra faça movimentos suaves com a escovinha para tirar as sujeirinhas que ficam nas unhas e embaixo delas també.
        Agora com a lixa de pés, sempre com o lado mais fino, lixar a calosidade de leve para eliminar a camada mais externa de pele morta. Quando começar a sair aquela "farora", pare que já está bom. Se você continuar a pele poderá ate ficar mais fina, mas posteriormente o corpo dará um jeito de repor a perda, e é ai que forma o calo, pois o corpo reconhecerá que houve uma lesão e para proteger, formará uma casca mais forte! E nunca lixe o que não precisa ser lixado!  
Antes da lixa                       Lixando até começar a sair a "farofa"                          Depois de lixado
Cortar a unha com cortador                      Empurrar com a espátula                            Cortar o excesso
                                                                                    
     Nada tão fácil que não possa ser feito com prazer e gosto, sempre com muito cuidado. A razão pela qual minha mãe nunca deixava que mexéssemos nos pés deu resultado positivo. Hoje não sofro com unhas encravadas e pés rachados. Lembre-se de hidratar as solas dos pés, pois é pele também! Hidratante antes de dormir, quando acordar, quando lembrar! Passar protetor solar no pé para evitar as marcas de chinelo. As solas dos pés transpiram muito e perdem água e vivem presos nos sapatos, por essa razão temos chulé e por essa razão que devemos cuidar melhor deles! Há muitos fungos e bactérias nocivas à saúde que se alimenta de nossa transpiração e um cuidado diário não passa a ser frescura e sim higiêne!
         Outra coisa que quero falar aqui é sobre a mania que as pessoas têm de cavocar as unhas dos pés. Não é saudável permitir que a manicure o faça, não quero desmerecer nada nem ninguém, mas lembrem-se do que comentei no vídeo que postei dias atrás, instrumentos metálicos acumulam bactérias, mesmo limpando ele nunca insenta de contaminação, isso porque o ferimento ficará aberto e propício á celulites terríveis que depois só internação e muito tratamento pesado para não lhe tirar a vida. Meu namorado é médico infectologista e ele vive me alertando sobre esses costumes que temos e suas respectivas reações, um dia reservo para falar só disso!
        Se você tem problema de unha encravada, rachadura de pé... não perca tempo, procure um(a) podólogo(a)! Ele(a) é treinado(a) para TRATAR esses problemas. Possue equipamentos certos e descartáveis qeue nunca comprometerão a saúde! Uma consulta gira em torno de R$ 30,00 até R$ 95,00, de acordo com a localização em que ele atende, mas vale a pena! Afinal, você não estará gastando o valor e sim investindo na solução de problemas com as pessoas corretas! Pensa só como seria você tratar uma cárie com um encanador?
       O barato sai caro!
       Beijos e abraços!

7 comentários:

  1. Boa Noite!!
    Queridona Marcela, + que pé feioooooooo...rsrsrrs....bricadeirinha....tô gostando da evolução de beleza viu...bjsss...Deus Abençoe....

    ResponderExcluir
  2. Sua mãe estava certa!
    Mas,como não lixar quando as laterais ficam esbranquiçadas?
    Infelizmente depois que comecei a usa rasteiras meus pés nunca mais foram os mesmos...
    vou seguir seu exemplo e fazer um spa para pés aqui tbm.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeiiiiii o blog, frozinha! Eu to numa vibe bem forte de unhas e esmaltes (pelo menos alguma coisa aqui tinha de ser bem cuidada, não?); agora pelo menos as mãos estão sempre feitas e costumo cuidar dos pés, embora até hj eu não consiga acostumar com as unhas pintadas. To usando um produto ótimo pra esfoliar os pés; é o Silka. E tem pras mãos tb, que é excelente. A minha mãe tb nunca deixou um alicate encostar nas cutículas e hj eu vejo o qto isso foi legal.

    Vou dar uma olhada aqui sempre que puder!

    Bjos!

    Pri

    ResponderExcluir
  4. muito bom cuidar dos pézinhos né

    estou gostando de ver

    beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!!!
    Olá Ma que sdds...obrigada pelo elogio...que bom que gostou...poste então o teu bordado adoraria ver...bjss...Deus Abençoe...

    ResponderExcluir
  6. oie querida

    kd vc sumidinha

    contando novidades por aqui

    beijinhosssss

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia!!!
    Olá Má, será que é quem estou pensando a então baiana agora Selma?....bjss...Fica com Deus..Uma Semana Iluminada pra ti...

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...