Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Meu segredinho!

      Saudações!
     Lembram-se, que desde o começo do ano venho falando que não posso mais usar unhas compridas?
     Pois é.... agora saberão o porque!
     Faço parte de uma turma que treina a arte suave, o Jiu-Jitsu!
    Desde Fevereiro venho fazendo parte dessa arte que usa técnica, jeito e muita concentração, e se bobear, quebra osso, pois treinamos o golpe por si só, ou seja, nós aplicamos a força real e quem diz que está no limite é quem está recebendo o golpe!
     Nossos objetivos: Encurtar a distância entre nós e o oponente para que possamos dominá-lo e finalizá-lo... simples assim!!! A razão de eu ter de usar unha curtinha? É que nós usamos muito as "pegadas" que consiste em grudar em alguma parte do quimono do oponente e não soltar mais, e como a distância é pequena, a busca do golpe pode arranhar o oponente (e você sabe como é machucado de "unhada" fica roxo e arde) ou, até mesmo a unha pode virar ao contrário durante a luta (já me aconteceu com unha curtas, imagine com unha comprida).
  A aula dura uma hora e meia. Meia hora de aquecimento com exercícios aeróbicos, alongamento, sustentação e outras coisas que matam a gente para que possamos aumentar a resistência e aguentar mais tempo durante a luta.

Alongamento faz parte de uma boa luta, quanto mais maleável mais eficiência!
     Meia hora de técnica, onde aprendemos, ao menos, 3 diferentes tipos de golpes para defesa pessoal ou competição. Sim, o Jiu-Jitsu pode ser utilizado paras a defesa pessoal! Ultimamente, estão acontecendo tantas abordagens ruins na minha cidade, que sempre estamos aprendendo e relembrando os golpes que podem nos ajudar num momento de desespero.
Com muito bom-humor, ensinamos e aprendemos!
      Meia hora de luta, onde colocamos em prática o que aprendemos. A todo momento precisamos buscar os fundamentos do Jiu-Jitsu: Dominar, raspar, estabilizar e finalizar. Nesse momento é necessário muita flexibilidade e resistência. Durante a luta podemos perceber que não precisa ter força para dominar nosso oponente, pois utilizando os ossos das pernas como alavancas, conseguimos lança-los para o tatame e dominar. Em uma competição pode-se obter a vitória de duas formas: Finalizando ou por pontuação. Por isso que é necessário sempre buscar os fundamentos. Pode tirar da cabeça que a Arte-Suave, é feita por brutamontes carecas e com orelhas estouradas e que rola muita pancadaria. Muito pelo contrário, a luta sempre é realizada com muita calma.
Passagem de guarda             Arm-lock invertido               Início de raspagem
        Quem realizar uma luta e ficar cansado é porque está fazendo tudo errado. Sim, no começo ficamos cansados por que estamos acostumando com os princípios mas depois fazemos sem sequer ficarmos mortos!
     A luta em sí, cansa e muito, mas não é quele cansaço que parece que estamos doentes! É um cansaço gostoso e que manda o stress para o espaço! E não é porque descontamos em nosso oponente nossa raiva, muito pelo contrário, é porque a concentração deve ser tão grande para cuidar de nossas atitudes durante a luta e evitar de dar brecha para o oponente dominar um braço e finalizar. O Jiu-Jitsu é um Xadrez que usa o corpo como as peças e a finalização como xeque-mate.
     Para vocês verem como é o verdadeiro Jiu-Jitsu, assistam a luta do Metre Hélio Grace com Kato, 20kg mais pesado que Hélio. Durante a luta percebam o jogo mental de quem realmente pratica o Jiu-Jitsu e porque é uma Arte Suave!
     Também aprendam um pouco da história da Família Grace, que desenvolveu o Brazilian Jiu-Jitsu, que é o estilo que aprendemos lá na academia!
Distração com os colegas
     A perda calórica varia de 750 kcal/h para os iniciantes e para os praticantes com experiência chega a 1500 kcal/h. Além dos benefícios do exercício físico em si, nós desinibimos, desestressamos e fazemos muitas amizades. Quando visto o quimono esqueço do mundo lá fora, quando estou no tatame, vivo outra vida e quando saio do tatame eu renasço para uma vida nova!
     O ambiente da academia em que pratico, Jiu-jitsu Bandeirantes - Equipe Goulart, é familiar e impera o respeito! Nunca ouvi gracinha por parte dos meninos que treinam comigo, muito pelo contrário, eles incentivam, e muito durante os treinos.
Eu e meu aluno/professor
    Apesar de muitas vezes ficarmos em posições embaraçosas, no auge da luta o que queremos é apenas finalizar não importa se for com um triângulo invertido ou com um belo estrangulamento, o resto, é resto quem tem preconceito que fique da porta para fora e que não venha me encher o saco, apesar da luta ter sido criada por monges indianos pacifistas... respeito é bom e mantém os dentes na boca...
     E aí: Vai encarar?
     Vai ficar de bobeira???
     Então vá treinar!
     Beijos e abraços!

7 comentários:

  1. Você é guerreira master...
    Eu sei que parece bobagem minha, mas morro de vergonha.

    Ainnn o bom é que essas aulas queimam PILAS mesmo.
    Muito vou tentar agora.

    Beijos Amora,

    Alana
    http://www.lanoca.com/

    ResponderExcluir
  2. Bah, que lindo isso! Reconheço minha total falta de habilidade, infelizmente.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu experimentei um dia de treino e vo te contar, nunca senti meu corpo todooooooooo doer!
    tinha musculo que eu nunca senti e depois de 2 horas de jiu jitsu eu me dei conta pela dor que eles existem...coisa de loco!
    tem que se ter mto preparo fisico pra aguentar as aulas!
    kkkk...eu fico me gabando toda quando falo pras pessoas que minha irmã faz jiu jitsu...kkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi linda,
    Ai que medo!rsrsrsrs
    Eu realmente acho que com o stress de hoje as pessoas deveriam se dedicar a uma arte como essa para equilibrar, acho que muitas brigas de trânsito seriam evitadas e as pessoas seriam mais tolerantes, pois a arte marcial sempre ensina o respeito ao próximo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Passando pra desejar uma boa semana, moça.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, passei aquí para te desejar um final de semana maravilhoso, do jeito que voce imaginou.
    Beijão e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  7. Menina, você não é fácil, hein?
    Eu joguei capoeirA por 4 anos e meio. Sinto saudades do tempo que me dedicava a um esporte lindo e gostoso com a ginga!
    Já sei, deve tá se perguntando pq parei: Voltei para minha cidade, e o grupo acabou enquanto fiquei fora estudando... #snifh
    Manda vê daí, que tô torcendo por ti daqui!!!
    Besos,
    TL.

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...