Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Glúten

       Saudações!
Trigo plantadinho pronto pra colher
     Taí uma coisa que a gente, as vezes nem dá bola, mas nem sabe que sofre de alergia á essa coisa que se chama GLÚTEN. Resumindo, glúten é uma proteína composta de gliadina e glutenina encontrada naturalmente em sementes de muitos cereais principalmente trigo, cevada, triticale e centeio, o glúten é responsável pela viscosidade e elasticidade de uma massa, também sendo responsável pela permanência dos gases resultantes da fermentação.
     Ultimamente a mídia vem bombardeando com alegações de que o glúten é ruim, um vilão. De fato, se você for portador da Doença Celíaca. O que acontece é que entre 1% e 2% da população é portadora dessa doença. Nessas pessoas, sim, o glútem causa problemas na mucosa do intestino. E metade dessas pessoas sequer sentem sintomas graves da doença. Que após eliminiar o glúten do organismo, não tem mais os sintomas que causa.
     A professora Raquel Telhado explica que “todos os alimentos ao serem ingeridos sofrem o processo de digestão. No caso específico das proteínas, a digestão começa no estômago pela ação de enzimas chamadas de pepsina, que quebram essas ligações e geram moléculas um pouco menores. Ao chegarem ao intestino delgado, sofrem ação de outras enzimas (tripsina, quimotripsina e carboxipeptidase), sendo desdobradas em moléculas ainda menores e aminoácidos, que serão absorvidos”. Raquel ainda alerta que “de forma geral, as proteínas do glúten também sofrem este processo (de digestão), não sendo encontrados relatos na literatura, de acúmulo do glúten no intestino”. (Fonte Bem Leve)
Toda essa área é plantio de trigo, vai mais além pros lados!
     Para você descobrir se é portador dessa doença você precisa passar no médico que fará exames: Anamnese detalhada associada a exame físico cuidadoso permitem estabelecer o diagnóstico de suspeita naqueles casos que cursam com sintomatologia clássica. No entanto, o conhecimento atual de diferentes formas de apresentação da DC demonstram que o diagnóstico clínico é uma utopia(80, 81).
     Sua investigação diagnóstica pode ser dividida nos seguintes estudos: função digestivo/absortiva, sorológico e histopatológico do intestino delgado.
     Ou seja, o ACHISMO, não diagnostica ninguém, médico sim!
     Claro, alguns sintomas também podem, eu disse PODEM, ser devido á doença, há outros casos que necessitam de cuidado e atenção: Os autistas também apresentam um tipo hipersensibilidade bastante particular ao glúten e à caseína (uma proteína presente no leite). Ambas as substâncias parecem ter um efeito opiáceo nestes indivíduos, que também foi identificado em alguns tipos de psicoses.
     Quando ingerido em excesso, o glúten pode causar a diminuição da produção da serotonina, o que leva a um quadro de depressão mesmo nos que não são portadores de nenhuma hipersensibilidade.
     O consumo excessivo de glúten pode resultar no aparecimento da Psoríase e da Artrite psoriática. (Fonte Wikipédia)
     Tem dúvidas? Procure um médico, ele estudou, no mínimo 10 anos, para te diagnosticar!
     Beijos e abraços!

2 comentários:

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...