Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Catucando

Saudações!
Hoje quero falar de um dos vícios que eu costumava ter, até conhecer meu amado namorado. Cutucar o rosto! Sim.... expulsar aqueles pontinhos pretos horrendos de dentro da minha pele, estourar aquelas espinhas nojentas que chegavam a incomodar..... arrrrrrrrhhhhhh....
Mas contarei á vocês o porque parei de fazer isso.
Certa vez estava jogando PIPES no celular ultramoderno de meu namorado (nunca tive cacife para compra aqueles aparelhos mudérnos e hoje, acho um disperdício compra-los) quando apertei, sem querer um dos atalhos do álbum de fotografia que me fez ver algo HORRIPILANTE.... uma foto de uma mulher...
SIM...... UMA MULHER....
COM O OLHO INCHADO E AO LADO UM ABCESSO TERRÍVEL AMARELO E VERMELHO DO TAMANHO DE UMA BOLA DE PING E PONG!!!!
Eu confesso que fiquei aterrorizada.... e com receio dele pensar que estava fuçando o celular dele, já que eu jogava toda vez que ele não estava por perto, pois eu jogava no nível mais elevado e os caninhos do pipes ficavam minúsculos, me causando dor nos olhos (UAHuahUAHauha) e ele sempre me dava bronca para jogar usando os óculos.... enfim.... fui correndo e avisei não sei o que eu fiz que abriu essa foto e eu to com medo do que seja!
Ai ele me explicou o porque. Bom.... basicamente ele me disse: "Ela espremeu uma espinha com as unhas sujas e resultou nisso ai e tem gente que chega a perder o olho! Foi até bom você ver isso que assim você para com essa mania!"
A cumida de toco cabeu direitinho! E parei.

COMO SURGEM OS CRAVOS E AS ESPINHAS?


Fonte: Mundo de Beakman S01E16
Nossa pele tem bagaças chamada POROS, de onde sai o suor (produzido pelas glândulas sudoríparas) responsável pelo equilíbrio da temperatura corpora e o óleo (produzido pelas glândulas sebáceas) necessário para manter a elasticidade e a suavidade da pele, localizados logo abaixo da pele, circulando o poro, é essa faixa laranja que está na imagem. Nos seres humanos, as glândulas sebáceas existem em todas as áreas da pele, exceto as palmas das mãos e plantas dos pés, há uma maior abundância de glândulas sebáceas na face e couro cabeludo.
As bactérias "atacando" os óleos!
Em nossas pálpebras, glândulas sebáceas Meibomius secretam um tipo especial de sebo em lágrimas. (Fonte)
Às vezes, acontece dos poros entupirem, pelo próprio acúmulo de óleo ou por qualquer outro negócio, talvez a produção excessiva de queratina pelo corpo, mas uma vez entupido o poro, as bactérias (presentes em tooooooodo lugar), que se alimentam dos óleos, fazem a festa. As bactérias crescem, multiplicam e provocam a inflamação (pus e vermelhidão) característica da espinha. Para quem se lembra, usei imagens do programa Mundo de Beakman. Os cravos, na verdade, são os primeiros a aparecerem e depois se tornam em espinhas.

PORQUE NÃO DEVEMOS ESPREMER CRAVOS E ESPINHAS?

É simples assim!
Porque debaixo das unhas encontram-se fungos e bactérias que estão louquinhas para encontrar algum parque para fazer um churrasco! Uma vez estourada a espinha, você quebra a barreira de proteção da pele deixando caminho livre para que elas se instalem. Apesar da espinha ser causada por bactérias, a pele está  íntegra e quando você expreme a pele se rompe e inocula a bactéria para dentro. Ou seja.... você faz com que a bactéria entre e ferre tudo por dentro. 
Uma vez, estava de papo com meu amigo Dermatologista (a gente papeia pra caramba durante a consulta) e perguntei se a limpeza de pele era algo bom! E ele me disse que é melhor do que a AUTOCUTUCAGEM!!! Já que o responsável utilizara de produtos esterelizados e não haverá contato com a pele.

MINHA OPINIÃO QUANTO A SABONETES ANTIBACTERIANOS
Galera, mesmo que vocês lavem as mãos com aqueles sabonetes antibacterianos  expremer nunca é uma boa idéia. 
Tem algo que eu sempre gosto de comentar sobre esses sabonetes que prometem livrar a família do mal das bactérias. 
Vamos pensar: O sabonete antibacteriano promete eliminar 99,9% das bactérias.
Uma bactériaria se divide em dois e cada uma dessas duas se dividem em duas sucessivamente e em apenas 20 minutinhos (será que é rápido) e num período de seis horas, uma única bactéria se dividiu em novas 250.000 novas bacteriazinhas fofas!  Levando em conta que a cada cm² de pele podemos encontrar de 104 a 106 bactérias e que o sabonete antibacteriano mata apenas 99,9%  restam
0,106 bactérias por cm². Em média, um adulto tem 2m² de pele significa que em 2000cm² teremos ainda 212 bactérias vivas aptas a se reproduzir e em 20 minutos jã temos 424 espalhados pelo corpo e assim por diante. Então, a não ser que tu fique tomando banho de sabonete antibacteriano e gel antiseptico a cada 20 minutos, você nunca estará livre das bactérias. E vamos pensar no seguinte, o acondicionamento do sabonete no banheiro, também pode interferir nessa eficiência prometida. Lembre-se a descagra espalha bactérias da merda num spray eficiente pelo banheiro, pela toalha, escova de dentes e seu sabonete que promete eliminar 99,9% de bactérias.
Bactérias estão por todos os lados e essa neura que a TEVÊ esta impondo nas pessoas é apenas para vender!

O QUE FAZER PARA DIMINUIR INCIDÊNCIAS DE ESPINHAS

Espinhas acontecem por causa daquilo que ja comentei anteriormente. Se você está fora da época de puberdade melhor você procurar um médico, as vezes pode ser homônio, alergias, uma infinidade de causas! Mas para minimizar, basta você lavar o rosto com sabonetes específicos, não precisa lavar o rosto de 20 em 20 minutos rsrsrs, ja que isso pode acabar com os óleos naturais da pele que a protegem. Busque sempre o tratamento específico. Como é o propósito do blog, indico que procure ajuda Médica antes de ir em qualquer esteticista ou sair comprando produtos!

Bom, é isso!
Beijos e abraços!

5 comentários:

  1. Muito interessante a sua postagem! É de fato um péssimo hábito! Melhor é nem adquiri-lo :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!!
    Olá lindona gostei da reportagem muito enteressante, acho melhor quem tem espinhas e cravos pensar duas vezes antes de botar as unhas ñ?..a historinha tb é enteressante...vc narra bem parece que está contando ao vivo...bjss.sdds..Deus Abençoe sempre..Neldeni

    ResponderExcluir
  3. Olá! Como diz, as questões hormonais são importantes as ajuda ter cuidado com a pele do rosto, com tratamentos diários. Bj, Isabel Oliveira (http://www.isabelesteti.com/servicos/tratamentos-rosto-facial/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, gostei de sua participação! Mas de nada adianta você tratar a superfície, sendo que o problema está mais embaixo, Sou defensora ativa de consultar com um médico especialista antes de fazer qualquer coisa! Com o consentimento do profissional, tudo é válido!

      Excluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...