Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dietas da moda e seus perigos.

Saudações!
Outro dia fui a uma palestra de uma amiga nutricionista sobre o assunto mencionado! Pedi autorização a ela e aqui estou transcrevendo o que ela passou para nós!

O que é dieta?
Dieta é o habito alimentar individual. no entanto, essa palavra se popularizou como uma forma de conter o peso e manter a saúde em boas condições. Hoje em dia, os alimentos são rotulados como os milagrosos que emagrecem ou os maldosos que engordam. A verdade é que todos os alimentos são importantes para a nossa alimentação diária. Basta saber se alimentar e ter a prática do exercício físico diário para garantir  a qualidade de vida. As promessas de emagrecimento rápido tem os seus riscos. E os riscos podem ser AGRAVADOS, caso não haja um acompanhamento de um profissional. A seguir, analisaremos algumas dietas da moda, suas promessas e seus ricos.

Dieta das cores
Essa dieta promete perder 3 kg em seis dias. Em cada dia da dieta, o cardápio será compsto apenas por alimentos de uma mesma cor. Dieta rica em frutas, hortaliças, sucos e sopas e pobre em proteína e carboidrato.
Positivo: Aumento do consumo de frutas e hortaliças.
Negativo: Flacidez, dor de cabeça, tontura, fraqueza e prejudica vida social vez que há restrição da alimentação (quem gosta de chamar alguém para um café da tarde se o caboco vive de dieta?)

Dieta do óleo de coco extra virgem
Promete eliminar 5kg em três semanas. Deve ser ingerido de 3 a 4 vezes ao longo do dia, sendo melhor ingestão antes das principais refeições.
Positivo: Insentivo ao uso de gordura vegetal, rico em gordura poliinsaturadas.
Negativo: Não há maiores instruções para seu consumo e o cardápio ao longo do dia, aumento do aporte calórico. Não há estudos que confirmem os benefícios tão comentados na dieta.

Dieta do vinagre
O milagre da dieta é o  emagrecimento de 3kg em até sete dias. Ingerir o vinagre no almoço e no jantar com um cardápio leve, retardando o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade.
Positivo: Nenhum
Negativo: Gastrite, danos ao esmalte dos dentes. Não há estudos que confirmem os benefícios da ingestão do vinagre como milagre. Sem contar na sensação terrível que deve ser tomar vinagre puro! Afffff Cada idéia.

Dieta do carboidrato ou Proteína
A dieta propõe a exclusão dos alimento fontes de carboidrato, resultando em grande perda de peso em pouco tempo. A recomendação é que essa dieta não pode ser seguida por mais de 15 dias.;
Positivo: Nenhum
Negativo: Fraqueza, flacidez, alterações metabólicas.

Dieta da sopa
O indivíduo se alimenta somente de sopa a base de repolho E durante os dias da semana é acrescido diferentes alimentos à sopa. promessa de perder até 4 kg.
Positivo: Rica em fibras, bom aporte hídrico e desintoxicante.
Negativo: Enjoativa, não fornece aporte protéico, perda muscular e fadiga.

Dieta da ração humana
Sugere a ingestão de sucos, frutas, saladas e chás junto ao mix de cereais.
Positivo: Estimula o fracionamento das refeições, promove a ingestão de fibras, incentiva o consumo de água, frutas e saladas.
Negativo: Diminui a ingestão de carboidratos e lipídeos, perda muscular e flacidez.

Caso o indivíduo possua algum problema de saúde, essas dietas podem agravar os problemas de uma vez que não haja acompanhamento de um profissional.
Conclusão
O emagrecimento é gradativo, sem sacrifícios ou punições. Seguir as dietas prontas, restringir a alimentação prejudica não somente o seu organismo, mas o convício social.
O momento da alimentação é um prazer. Poder comer sem culpa, conhecendo os benefícios de todos os alimentos, controlar-se no momento da refeição e a prática de exercícios físicos contínuos são os únicos quesitos para a qualidade de vida.
Procure sempre um profissional.

Denise Kohatsu - Nutricionista CRN 34054/SP

Gostaram?
Beijos e abraços!!

5 comentários:

  1. Meu problema é carboidrato... Por que é tão gostoso e difícil de resistir? rsrsrs
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o importante é ter uma boa higiene de vida e uma alimentação equilibrada. Claro, o nosso metabolismo (que não depende de nós mas da genética) pode fazer que emagrecemos mais ou menos com certos alimentos. Penso que o excesso é o mais perigoso.
    Afinal, o que é importante é conseguir aceitar-nos como somos e sentir-nos bem.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida, adoro seu carinho comigo, lá no blog.

    Deixa eu te falar uma coisa, eu usei o óleo de coco no início do ano e não vi resultado, uma amiga usou e adorou!
    Dizem que o óleo de coco causa cálculo renal, vc sabe se isso é verdade?

    Eu já tentei fazer dietas várias vezes, mas como diz meu marido, sempre começo em época errada, final de ano...rsrs eu preciso mesmo é parar de comer fast food, minha maior perdição!!!


    Bju grande, Genis

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post!! Acho que o correto é um bom acompanhamento nutricional de acordo com as necessidades individuais!Abraços. Sandra

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...