Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA - 1° SEMANA

Saudações!

RECOMENDAÇÃO DE LEITURA!


Ahe... po... vamo "se tocar né!
Gente é sério! Pensem com carinho!
CÂNCER DE OVÁRIO, uma corrida pela vida!

É muito fofo todo mundo de rosa, todo mundo colocando a fitinha rosa no blog.... mas.....
Como o mês de Outubro já está viral e MODA que é MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO AO EXAME PARA DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE MAMA!
NÃO É PARA DISTRIBUIR ROSAS, FAZER BRINCADEIRAS E SÓ USAR ROSA... É PARA SE TOCAR CA RA LE OOOOOO
Segundo o INCA - Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva -
 "...o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira..."
A primeira postagem que fiz sobre Outubro Rosa e a conscientização do CÂNCER DE MAMA foi em 11 de outubro de 2009 no meu antigo blog Equipe 3 pontos, que eu transcreví aqui no blog. Quem quiser ler a postagem novamente basta clicar em um desses dois links ativos.
Meu objetivo era conscientizar, quem sabe que virasse moda, MAS QUE AS MULHERES FIZESSEM OS EXAMES.
Por isso, esse mês eu vou fazer postagens semanais com dados e relatos. Deixando sempre evidente as antigas postagens que fiz acerca do assunto.

No relato que escrevi em Gente é sério! Pensem com carinho! Comentei o que meu médico disse a respeito de não, mais, existir grupos de risco! Devido á tantas e tantas adversidades da modernidade!
Segundo o Inca o auto-exame, por sí só não é efetivo, deve-se realizar o auto-apalpamento, porém buscar orientação médica e estudar o histórico da mulher, bem como realizar exames de ultrassonografia, como foi o que fiz!
Existem mais outras formas bem interessantes de demonstrar alterações na mama. Observem essa imagem:
Fonte: Imagem livre internet
Sabe, galera... há, ainda, um dado que ninguém se atenta: O CÂNCER DE MAMA AFETA, TAMBÉM 1% DA POPULAÇÃO MASCULINA!
ORAS BOLAS.... homem também tem mama, mas devido ao elevado nível de testosterona, as mamas não se desenvolvem, PORÉM elas existem!
Por isso TODOS precisamos estar atentos, já que, o histórico da doença na famíla PODE ser uma característica relevante.
Segue, ainda segundo o INCA, dados de fatores de risco segundo artigos que estão descritos ao final de cada citação. QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DA OXFORD (CHEGA A SER GOZANTE PARA MIM HIHIHIHI)

Os fatores de Risco estão ligados a idade, aspectos endócrinos e genéticos ( Textbook of Cancer Epidemiology)
Os aspectos endócrinos estão relacionados principalmente ao estímulo estrogênico, seja endógeno ou exógeno, com aumento do risco quanto maior for o tempo de exposição
Outros fatores incluem a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 40 anos, a ingestão regular de bebida alcoólica, mesmo que em quantidade moderada (30g/dia), obesidade, principalmente quando o aumento de peso se dá após a menopausa, e sedentarismo.(Textbook of Cancer Epidemiology) A prática de atividade física e o aleitamento materno exclusivo são considerados fatores protetores. (Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção do Câncer. Uma perspectiva global)
História familiar, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, são importantes fatores de risco para o câncer de mama e podem indicar predisposição genética associada à presença de mutações em determinados genes. Entretanto, o câncer de mama de caráter hereditário (predisposição genética) corresponde a cerca de 5-10% do total de casos.

Bom, espero que vocês se informem lendo os artigos que recomendei!
Homens: INCENTIVEM E AUXILIEM O EXAME. Afinal você tem mulheres importantes em sua vida: Mãe, Avó, Tias, Irmãs, Namorada, Esposa...
E aqui faço o lançamento de um BRINDE!
Se quiser roubar e não fazer o auto-exame mas quiser ganhar um BRINDE DO BLOG comente este post, siga o blog, participe nas próximas postagens e indique o blog para seus amigos!
O IMPORTANTE É QUE VOCÊS SAIBAM QUE O CÂNCER PODE SER TRAIÇOEIRO.... muitas mulheres não o sentem no auto-exame e acha que está tranquilo. 
REPITO MEU RELATO: EU SEMPRE FIZ AUTO-EXAME E PEDI AO MEU MEDICO UM EXAME MAIS ESPECÍFICO DE CONTROLE E ACUSOU UM NÓDULO. Muito câncer origina de um simples nódulo, quando não acompanhado, pode ser descoberto tarde demais!
BORA LÁ.... Quem não tem plano de saúde, faz um cofrinho para pagar o exame de ultrassom nas mamas!
Agende no postinho de saúde.... 
São esses atos que podem salvar você de um processo BEEEEEEM difícil e doloroso!

Beijos e abraços!

10 comentários:

  1. Poxa, Marcela. Que bom que vc postou isso. Recentemente fui à gineco e ela me recomendou a ultrasson da mama, só a título de rotina... Até hoje não marquei o bendito. Hoje mesmo vou fazer isso. Nem me liguei que esse exame seria para detectar isso... Sobre a dieta, o meu foco está nela, é inevitável... kkkk Os exercícios são aliados, mas a dieta vai na frente.... Tenho conseguido fazer os 2 muito bem, felizmente... Como estou de série nova (a série de adaptação acabou), tenho ficado com a pilha fraca para os aeróbicos depois... Mas a partir de quarta-feira, vou caprichar neles tb e fechar a minha hora de cardio.... Mas menina, como assim vc tá se exercitando desse jeito sem suplementação??? Oooooooolha que isso pode ser sério... Por que vc não considera ir a uma nutri?? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tivemos um caso de câncer na família, (linfoma)
    mas graças a Deus minha prima se curou.
    Desde então minha conscientização foi ligada digamos assim.
    Mas não podemos esperar que isso aconteça pra nos conscientizarmos.
    Ótimo outubro!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as informações. Eu mesma me senti incomodada...logo vou procurar médico para realizar exames de rotina. Bj

    ResponderExcluir
  4. Prevenção é fundamental! Foi através dos exames que descobri um nódulo grande e enraizado na mama e graças a isso fiz cirurgia e através da biopsia descobri que era benigno. A mamografia é um exame chato, mas essencial para descobrir a doença.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei, muito bom!
    http://omundode-marina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Marcela, o câncer de mama é coisa muito séria e a prevenção é o melhor remédio. Achei ótima a foto das laranjas, porque assim já podemos avaliar se temos alguns desses sintomas. Já estou com o meu exame marcado para a semana que vem e espero que esteja tudo bem comigo. Beijos pra você

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, "minina!

    Gosto da sua maneira de escrever. É tão natural, qto você e se for preciso um pequeno "palavrão", ah, você nem pensa uma vez.
    Estive lendo seu post de 2012, mês de julho, sobre seu nódulo de 0,7 cm na mama. Puxa, tão nova e já com nódulo! Logicamente, k é preciso vigilância e cada vez mais.
    Qto a esse seu post, o acho magnífico e mega completo. A prevenção evita o aparecimento do cancro (câncer) em qualquer lugar de nosso corpo.
    Mamografias e ecografias mamárias, anualmente, toda a mulher, a partir dos 30 anos deve realizar.

    Você já tinha deixado comentário nesse meu post ou se refere ao anterior a esse? Estive vendo o Spam e não está lá nada. Sem problema, Marcela!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. muito legal você ter comentado sobre essa campanha. acho muito importante para a divulgação da doença e dos sintomas.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amiga Marcela!!!
    Ótimas dicas que deixou por aqui.
    Graças à Deus, recebi um milagre e estou aqui vivendo mais um pouco...até quando Deus desejar.
    Mesmo tendo a infelicidade de receber o diagnóstico, não devemos jamais nos desesperar e desistir de viver, devemos passar a viver com mais alegria e pensamentos positivos, e muita fé em Deus! Pois seguindo todos os procedimentos médicos, temos grandes chances de cura, mesmo sendo uma doença que todos sabemos do grau de dificuldade em ser tratada e de suas sequelas....confesso que prefiro estar com a sequela mais viva, do que ter ido muito cedo.
    Então façamos os exames anualmente e passem no mastologista, pois ele é o especialista em te contar se deu ou não alguma alteração.
    Deus nos abençoe sempre!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Marcela!
    Parabéns pelo post e pela belíssima divulgação. Muito interessante o exemplo com laranjas.
    Beijos

    www.gattavaidosa.com

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...