Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

5 l de água por dia!!!

Saudações!
Bom, apesar desse blog não ser de emagrecimento, gostaria de comentar alguns absurdos que eu venho lendo por ai a respeito de consumo de água!
Já estou desmistiuficando: ÁGUA NÃO EMAGRECE (desde que você só viva de água, mas isso aí é loucura huh?), ÁGUA NÃO HIDRATA PELE (comprovado), ÁGUA DEMAIS NÃO FAZ BEM Á SAÚDE (desde que você tenha algum problema relacionado) E ÁGUA NÃO DESINTOXICA.
POR AMOR DE TUDO QUE É SAGRADO, LEIAM ATENTAMENTE!

      ÁGUA NO ORGANISMO      
  • A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas.
  • A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reacções químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
  • Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
  • A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
  • A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.(fonte: site)

      ÁGUA E GORDURA      
      Para as pessoas que pretendem reduzir a quantidade de massa gorda no seu organismo a importância da água é fundamental sendo a mesma responsável pelo maior numero de fracassos de perca de peso, isto porque no metabolismo da gordura o organismo produz água, sendo que para cada 500 g de gordura degradada, cerca 550 g de água repleta de resíduos são produzidos. Para que essa água seja eliminada, evitando-se a sua retenção, há necessidade de se ingerir mais água, porém limpa, sem resíduos, para proporcionar o equilíbrio hídrico do organismo, garantindo o seu funcionamento de forma saudável dai a importância da água para perde peso. Sem uma hidratação adequada, o corpo fica inchado porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquidos.
(fonte:artigo)

      EXCESSO DE ÁGUA           
      Um estudo recente de americanos e espanhóis, revela que o consumo excessivo de água até prejudica a saúde. De acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos e com o Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha, "há recomendações para a quantidade diária que o corpo necessita, mas afirmar que um ser humano requer oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica", frisou o diretor do comitê espanhol, Alberto Casteller.
      O estudo indica que, em média, uma mulher deve ingerir diariamente uns 2,7 litros e um homem cerca de 3,7 litros. Contudo nessa contagem entram todos os tipos de bebidas e até alimentos que contém água.
      O restante sobra. Para cada caso é preciso considerar a temperatura ambiente, o tipo de atividade diária e se há prática de exercícios físicos.
      O estudo também alerta para o perigo dessa crença. Destaca o aumento dos casos de anorexia porque muitas pessoas estão ingerindo mais água em substituição a outros alimentos. (fonte: site)
    "Os rins não dão conta de tanto líquido e a diluição do sangue faz as células do cérebro incharem, provocando convulsão e até morte", descreve Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
     A nutricionista Roberta Panighel também enfatiza que o nosso corpo produz toxinas o tempo todo, mas que não há necessidade de consumir quantidades extras de líquido ou tomar purgantes para garantir que esse lixo todo seja expelido. Basta cuidar da alimentação e evitar a prisão de ventre: "Para isso, é recomendável tomar cerca de dois litros de água e de 20 a 35 gramas de fibras por dia", sugere. Para se ter uma idéia, uma fatia de pão integral possui 1,4 gramas de fibra. (fonte: site)
     Quem tem problemas cardíacos corre o risco sofrer edemas por beber água demais. "Os doentes cardiovasculares precisam de diuréticos para evitar água e sal.
     Os cientistas espanhóis e americanos usaram como exemplo a maratona de Boston de 2002 para confirmar o perigo do excesso de ingestão de água.
     Segundo o estudo, 488 atletas foram submetidos a um exame de sangue antes e depois da corrida. Dos que fizeram o teste e chegaram à meta à beira de um desmaio, cerca de 65% tinha baixo nível de sódio por ter bebido água demais.
     Médicos e cientistas, entretanto, ressaltam que água na medida certa é positiva. A falta de hidratação afeta o metabolismo. No caso de idosos, a porcentagem corporal cai até os 50% do peso e é responsável por problemas gastrointestinais, cardiovasculares, renais, ósseos, hematológicos e endocrinológicos.
Sobre a quantidade diária a beber, recomendam "ouvir o corpo", beber quando a sede aparecer. (fonte: site)
Beijos e abraços!

4 comentários:

  1. Água é o líquido mais precioso que existe!!!
    Besos,
    TL.

    ResponderExcluir
  2. Oi linda,
    É muito complicado mesmo.Acredito que a quantidade varia de pessoa para pessoa.
    Eu, por exemplo,pelo meu excesso de peso, transpiro muito e quando bebo pouca água durante o dia, à noite me sinto desidratada.
    Vale seguir a recomendaçao de ouvir o corpo, ele sempre fala conosco.
    Grande beijo e melhoras.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu não sabia dos "malefícios" do consumo excessivo de água, se bem que esse "excessivo" é relativo, néam?

    Que eu bebo mais de dois litros por dia, tenho certeza.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Passando pra deixar um beijo de domingo. =*

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...