Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tabagismo

Saudações!
Bom, tão concentrada que estava com o desafio dominatrix (lembram?) que deixei passar essa data importante! Portanto, exatos dois meses depois eu faço o alerta á vocês!
Vamos conhecer, um pouco sobre a planta e a história do Tabaco!
O Tabaco, também conhecido como Fumo, Erva da Rainha, Erva santa, é uma planta da família Solanaceae (a mesma da batata, tomate etc) de propriedades anti-inflamatória, antiparasitária, hipertensora, narcótica, sedativa e inseticida.
O Tabaco é uma erva medicinal, muitos a utilizam em infusões para todos os males descritos acima.
O costume de fumar tabaco é antigo, tanto quanto a própria humanidade. Em rituais médicos-religiosos, índios americanos e aborígenes fumavam o tabaco para entrar em transe e realizar seus rituais. É um mistério de como as culturas tão distantes utilizavam o mesmo meio para os rituais, enfim, a América foi o grande difusor da aspiração da nicotina, via tabaco! A utilização de cachimbos para fumar ficou bem comum em menos de 50 anos de história, desde que Colombo percebeu que o Fumo poderia ser produzido em grande escala no continente americano, todos na Europa já consumiam o tabaco. (Leia mais aqui)
Certo, se o Tabaco é uma erva medicinal, porque ela faz mal?
Assim como TODA erva, ela possue contra indicações! TODO CHÁ DE ERVAS, deve ser consumido em um período de até 12 horas depois de feito, após esse período ele se torna tóxico. Sem contar que a quantidade de folhas e galhos deve ser levada em conta também, pois SIM, a quantidade POTENCIALIZA o efeito, bem como as contra-indicações!
Ok... não estamos preocupados com o chá de fumo... mas sim com o CIGARRO, certo? Certo!
A nicotina em si... mas vamos chegar lá, calma!
Durante uns 300 anos o cachimbo era a principal forma de aspirar a nicotina, vale contar que o Tabaco moveu várias ações pelo mundo, pois assim que chegou a Europa, ele mudou DRAMATICAMENTE o contexto político e econômico dos governos, transformando-se em fonte de renda através de tarifação, monopólios e toda aquela jogada política que sempre predominou no mundo, até hoje.
Isso porque? Porque TODOS consumiam o Tabaco! Cachimbos definiam seu status social, havia cachimbo caro, cachimbo barato, cachimbo simples, enfeitado, para homens, crianças e mulheres... ou seja.... DINDIN!!!!
Depois, século XVIII, espalhou-se a mania de aspirar rapé.... um pó que, os pobres utilizavam, colocando no torço do dedo polegar e aspirando e os ricos e nobres aspiravam em tabaqueiras até de ouro cravejadas de diamantes, fazendo prosperar a ourivesaria. No século XIX apareceram os CHARUTOS, que nada mais eram que as folhas do tabaco enroladas . Sua popularidade entre os abastados simbolizava elevado status econômico-social. Nos Estados Unidos, havia a figura do "uncle san" de cartola e com um enorme charuto na boca.
O cigarro surgiu em meados do século XIX. Na Espanha, porém, muito antes já se fumava tabaco enrolado em papel, denominado "papelete".(fonte)
E, devido a facilidade de fumar o papelete, as indústrias de cigarro foram desenvolvendo seu mercado, fazendo-o evoluir ao atual cigarro!
Saibam vocês que o cultivo do fumo é um dos mais acompanhados que existe, cheio de "nove horas" e a indústria do cigarro e de produtos do tabaco é a mais tarifada que existe. Como já comentado.... rende DINDIN aos cofres públicos! E MUITO DINDIN....MESMO QUE isso custe a vida e o bem-estar da população.
Certo, porque todo mundo passou a usar o tabaco? Porque ele contem nicotina, que é o principal alcalóide (composto orgânico nitrogenado que provoca efeitos fisiológicos em seres humanos) do tabaco, chegando a pesar 5% do total da planta (é MUITA coisa huh). A nicotina tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress, seu uso causa dependência.
Certo, agora podemos entender porque o cigarro contém 5000 substâncias diferentes, tóxicas, cancerígenas e perigosas. 
A indústria do cigarro utiliza de técnicas para concentrar, conservar e potencializar os efeitos do tabaco, mesmo que para isso, utilizem substâncias altamente tóxicas! Se você quiser ler mais informações, acesse esse site bacana: How stuff works - As substâncias tóxicas do cigarro. Para saber quais as substâncias cancerígenas que o cigarro contém, acesse: How stuff works - Substâncias cancerígenas do cigarro. E para finalizar: How stuff works - Outras substâncias.
Certo.... como se não bastasse o risco de se um fumante passivo é igual, até pior, de que o fumante! Apesar de ser um suicídio lento, o fumante passa a ser um assassino culposo, visto por esse lado, que fique claro que eu não estou condenando ninguém, apenas sendo extrema para ver se choca os fumantes!
No cenário atual, stress total, sem qualidade de vida, sem opções de lazer, segurança e cultura, o tabagismo acaba sendo uma fuga ideal, embora não sendo nenhum pouco barato. Sim, o governo gasta Milhõe$ no SUS para tratar pessoas que tiveram problemas devido ao uso do cigarro.
Apesar do que todos pensam, o cigarro ajuda a ganhar peso SIM, o cigarro pode causar mutações e má formações futuras em fetos e não há nenhum benefício. Embora algumas pessoas venham com o papo: Meu avô fumou a vida inteira e morreu aos 96 anos, pensem no mal que ele causou queimando seu cigarro para os fumantes passivos, foram 96 anos contaminando o ar e as pessoas ao seu redor!

Parar de fumar não é fácil, pois o tabagismo é um vício! Não existem vícios ameno e vícios extremos.... vício é vício e para cura-lo você precisa de ajuda!
Quer parar de fumar? Acesse o site do Instituto Nacional de Câncer
Tenho certeza que você terá muito mais benefício e qualidade de vida!

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo - Lei Nº 7.488 de 11/06/1986


Que tal se fizermos TODOS os dias, dias de combate ao tabagismo?
Beijos e abraços!

8 comentários:

  1. Oii, vim retribuir sua visita lá em casa... Amo sítio, que legal vc ter um... é meu sonho ter um. Orquideas são maravilhosas. Imagino que lindeza deve ser seu sitio

    ResponderExcluir
  2. Amiga, deixei de fumar tem 1 ano e 4 meses, que maravilha! Fumei durante 33 anos e deixei de uma hora para outra, eu acho que foi porque tomei luz on line no meu blog tem um link na lateral, recomendo a todos. Foi de um dia para o outro, depois da luz, fumei ainda durante uns 3 dias e enjoei, graças a deus. Foi a melhor coisa que me aconteceu no ano passado. Abra o link lá vai ser legal e cura várias coisas, eu acredito. Indique ele no seu blog também. bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post!
    Parabéns pela iniciativa de escrever sobre esse assunto.
    Eu não sou fumante. Nunca fui.
    Mas já sofri bastante com fumantes ao meu redor porque tenho enxaqueca e a fumaça do cigarro desencadeia as minhas crises de dor.
    Excelentes informações nesse texto!
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. oieee...sou orgulhosa de nunca ter tido interesse em fumo...sempre soube que há mais maleficios então...pra quê né?? beijos
    http;//meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br
    @Denniblog

    ResponderExcluir
  5. Aprendi muito! Sou fumadora. Há muito tempo. Só deixei de fumar quando engravidei, mas depois recomecei. Tenho que tentar parar de novo.
    Gostei imenso de todas as informações!

    ResponderExcluir
  6. O mundo seria muito melhor sem cigarro, aliás sem qlqr tipo de droga né!?
    Gostei da reflexão!
    Bjs
    www.sabornamedida.com.nr

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu gosto muito de ler estas trajetorias históricas/economicas/politicas/geograficas das "coisas" do mundo. Pena que é uma história que deixou e deixa um rastro triste na humanidade que é o vicio. Meu pai fumou muitos anos e conseguiu largar e Graças a Deus nunca fumei por incentivo da minha mãe.Muitas pessoas sustentam com a ideia de serem magras ou até emagrecer mesmo, infelizmente.
    A melhor forma é manter uma vida saudavel e estas histórias que meu avó fumou e tals são apenas desculpas para não enxergarmos o real mal que tudo isso causa a todos!
    Otima postagem!
    Bj e otimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Pra falar a verdade, usei muito pouco até agora, mas ele tá perfeitinho sim. Sei bem do que vc tá falando. Namorido ganhou um conjunto de churrasco que tinha pratos tbém e eles estão todos craquelados. Um nojo! Qt ao aparelho de jantar, está especificado na caixa que ele não vai ao micro nem a lavadora. Bjs
    Keli

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...