Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Bolo de Fubá sem "glúteos" ... sim... escreví isso!

Saudações!
GALERA.... se tem algo que eu adoro é BOLO DE FUBÁ! E se tem coisa que me deixa MAIS LOUCA É BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA!
Esses dias, tava lá em casa, sem fazer nada e decidi a tentativa dessa maravilha sem GLÚTEOS.... rsrsrs... tanta gente que fala isso que eu to no jeito!
Você é alégica a glúteos? Sim.... sou! HUAHuahUHA
Chega de papo...
VAMO LÁ!

Receita

1x de açúcar
4 colheres de margarina sem sal
2x de farinha de arroz
2 colheres de polvilho doce
2 colheres de fécula de batata
1x de fubá
3 ovos
1x de água e depois mais meia xícara de água
1 pitada de bicarbonato de sódio

A começar
Bata a margarina com o açúcar ate ficar bem homogenio.
Coloque a farinha, o polvilho e a fécula e misture mais uma vez. Acrescente o fubá e o bicarbonato de sódio.
Bata os três ovos até ficar quase branca a gema, SIM o ovo precisa ficar todo batido, rsrsrs, tá ligado... espanque os ovos e aí tu mistura á agua.
Mexa a massa até tudo ficar bem uniforme.

A princípio bata só com a xícara de água. Como o glúten é responsável pela elasticidade da massa ele seguraria bem a goiabada, mas na receita sem glúten a goiabada desce com facilidade para o fundo da forma e queima ao assar. Coloque um pouco da massa na forma untada, distribua a goiabada, misture a meia xícara de água no restante da massa e cubra os bolos e bote pra assar.
Para assar, já deixe o forno pré aquecido a uns 180° e quando por para assar aumente lá pelos 250°. Não digo quanto tempo vc deixe assando porque "vareia" de forna para forno, Deixe assar até ficar douradinho, fure com a faca para ver se não está crú e BOA!
Ultimamente nem estou comprando o fermento quimico para bolos, só estou usando bicarbonato de sódio! Na verdade eu não seia diferença, mas quando der na telha eu lhes informo :-)
Um belo bolo para degustar!
Espero que gostem.
video

Beijos e abraços

3 comentários:

  1. Bom dia Marcela!
    Deve ser muito bom, fiquei locca para fazer, aqui é dificil encontrar alguns ingredientes vou procurar. Os personagens na foto ta esperando um pedaço hahah
    Beijo
    www.gattavaidosa.com

    ResponderExcluir
  2. Deve ser bem bom esse bolo sem "glúteos", mas como não se encontra por aqui facilmente certos ingredientes (fubá, polvilho doce...) não vou conseguir experimentar :(
    Também uso o bicarbonato às vezes, em vez do fermento, pois nem sempre tenho fermento, mas o bicarbonato tenho sempre em casa. Mas também não sei a diferença, só sei que resulta!
    Beijinhos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, marcela!

    Agradeço a visitinha, embora sem palavras. Temos direito a nossos silêncios, estados de humor, etc.
    Hoje, está numa de culinária, mas sem "glúteos". É melhor, desse jeito.

    Bom domingo e melhor semana.

    Beijos e apareça, menina!

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...